Negócio de sucesso – Evite cometer erros de principiante

Criar um negócio de sucesso é o sonho de todos os empreendedores. Alcançar a realização profissional, criar valor para o cliente e conseguir prosperar, são motivações comuns a qualquer empreendedor.

No entanto, há uma etapa crucial que pode intimidar até os empreendedores mais corajosos: a abertura do negócio. É a fase em que pensamos: “E se isto der para o torto?” Ou “E se eu não conseguir, como vou encarar a minha família?” Estes e outros pensamentos são recorrentes na mente de um empreendedor. Pelo que, é nesta fase inicial que pode evitar erros desnecessários de principiante e  rumar mais facilmente ao seu objetivo.

O segredo para um negócio de sucesso

Quer seja numa época de crise económica ou fora dela, existem sempre pessoas com vontade de abrir o seu próprio negócio. Depois do surgimento da ideia, de conversas com amigos e potenciais clientes, quando se resolve avançar, surgem novos receios.

Qualquer empreendedor gostaria de descobrir um segredo ou uma fórmula infalível para evitar qualquer erro na criação do seu negócio. Apesar de isso não ser possível, existem algumas recomendações que podem fazer toda a diferença e evitar equívocos graves.

4 Dicas essenciais para evitar erros na abertura de um negócio

Na Lisboa Investments contamos com uma equipa multidisciplinar e vasta experiência no lançamento de negócios de todas as dimensões. Para além disso, estamos em contacto diário com empreendedores, pelo que reunimos para si 4 dicas importantes.

1. ESTUDE

A abertura de uma empresa representa um passo muito importante. Requer estudo e elaboração de um plano de negócios para poder resultar numa melhor preparação. Geralmente, a insegurança do empreendedor advém do facto de não compreender bem o mercado, os clientes, os fornecedores, entre outros.

A solução para a falta de confiança passa pelo conhecimento e preparação. Quanto mais estudar sobre tudo o que envolve o seu negócio, menores serão os receios e maior a probabilidade de sucesso.

2. INOVE

Trazer algo inovador ao mercado é uma das condições basilares dos negócios que têm maior tendência para prosperar. Inspire-se nas melhores startups e crie novos modelos de negócio. Aposte na criatividade e crie produtos ou serviços inovadores que facilitem a vida das pessoas.

A inovação pode representar um fator diferenciador decisivo face ao mercado e à concorrência. Fazer melhor e fazer diferente pode ser a alavanca que faltava para alcançar o seu sonho!

3. ADAPTESE

Seja flexível e vá ao encontro do que o mercado quer e não do que você acha que o mercado quer. Desenvolver esta capacidade de adaptação é vital para conseguir estabelecer um negócio de sucesso. O aperfeiçoamento constante é indispensável em qualquer tipo de projeto e faz parte do ADN dos empreendedores bem sucedidos.

Portanto, inicie o seu negócio contando que vai errar, mas tenha a capacidade de corrigir o erro e adaptar-se rapidamente às circunstâncias. Só assim poderá aprender, melhorar e evoluir.

4. FALE COM PROFISSIONAIS EXPERIENTES

Procure alguém especialista na área, que o faça numa base diária e não de forma casual e oportunística.

Se está com receios e não consegue planear e estruturar o seu negócio, procure os melhores profissionais. Beneficie do apoio de quem tem ajudado a criar dezenas de empresas e negócios de sucesso nos últimos anos. Deixe-se encaminhar por quem lhe pode dar a atenção e a direção necessárias para que alcance o sucesso!

   Quero saber mais